Meu conceito é:
O QUÊ? COMASSIM, MONTA? SEU CONCEITO É QUATRO ESTRELAS SÓ? VOCÊ TÁ ENGANADO MIMIMI...
Calma gente, vou explicar. Mas antes de começar a dissertar sobre Game of Thrones, queria deixar bem claro que o post é sobre a SÉRIE DE TV. Todos que a assistem sabe que ela é baseada na coleção de livros de George R. R. Martin, As Crônicas de Gelo e Fogo. Já tem 5 livros lançados e 2 estão para serem publicados futuramente. Mas não li nenhum dos livros e nem pretendo lê-los também. Quem me conhece sabe que não sou muito de ler - sim, sei que estou errado, mas é meu jeito. Sou mais visual do que imaginativo. E também sei que qualquer que seja a adaptação de livros para cinema e/ou TV, nunca vai ser fiel ao(s) livro(s). Até por isso também, pra não me decepcionar tanto, fico mais com a TV.
Então... A série é SIM muuuito boa. Produção, direção de arte, cenografia, figurino, o escambau. Mas acho que o fato de eu acompanhar a série até o seu momento atual - o fim da quarta temporada - se deve ao fato de eu não começar a assisti-la desde a sua estréia. Quando comecei a assistir GoT, estava no começo da quarta temporada, e já sabendo de algumas coisas que aconteceriam no decorrer da série. Mesmo assim, motivado pelo sucesso que ela faz atualmente, continuei a acompanhá-la. E sinceramente, só continuei por causa disso mesmo.
Cara... achei a primeira temporada MUITO parada. Tudo bem que geralmente, as primeiras temporadas são de apresentações dos personagens e tendem a ser mais explicativas do que com ação propriamente dita. Mas os primeiro episódios são MUITO parados, muita conversinha, e só ouvimos a história do "Winter is coming". Acho que é o inverno mais demorado já visto em outras séries. A segunda temporada segue o mesmo esquema, um marasmo, muita conversa... etc. Mas sempre há um episódio em cada temporada que te deixa boquiaberto, pensando "*%&$(@, bicho!! Foda, foda, foda!!" E sempre é o nono episódio: Baelor na primeira temporada, Blackwater na segunda, The Rains of Castamere na terceira e The Watchers on the Wall nessa última. Todos eles foram episódios com ação constante, que deixaram uma expectativa enorme para o décimo - o último episódio de cada temporada, que praticamente em todas as quatro, foi um episódio com mais marasmo, mais um preparativo para o que a próxima temporada vai nos apresentar.
Mas esse é o problema de Game of Thrones, na minha opinião. Não só nos seasons finale, mas como em outros episódios que terminavam um tanto que impactantes, cansei de dizer "agora, a coisa vai começar a ficar boa" enquanto via os episódios da primeira e segunda temporada... mas nunca ficava boa DE FATO. É como eu disse antes... se eu não soubesse que a série ficaria tão boa nas suas temporadas seguintes, acho que teria desistido de vê-la na segunda, ou quem sabe na primeira temporada.
Outro ponto que me incomoda não só em GoT, mas como em várias outras séries, são os trocentos personagens que ela possui. Há quem diga que são importantes para a trama, mas por termos tantos personagens numa série relativamente pequena - afinal, são apenas 10 episódios por temporada, com 1h de duração cada um -, não dá pra trabalhar bem os personagens todos, ou pelo menos a maioria deles. Tudo bem que a cada episódio, morre pelo menos uns 3 personagens, mas quando você menos espera, aparece mais uns 5. Tá chegando no nível de Avenida Brasil, com 582 personagens.
Mas fora esses fatos que eu citei, eu acho a série muito boa. Fiz realmente certo em continuar a acompanhá-la, tendo fé que ela melhorasse. E de fato, ela melhorou. A quarta temporada, por exemplo, dá pra citar uns 3 ou 4 episódios de cair o queixo. Não quero soltar spoilers aqui - apesar de que meio mundo já deve saber tudo o que acontece em Game of Thrones sem nem assistir o seriado -, mas pra mim, de longe, a quarta temporada foi a melhor que teve. Mais uma vez, vou dizer "Agora, a coisa vai começar a ficar boa!" Mas agora, com mais esperança e mais respaldo, justamente por causa do que foi esses últimos episódios. Duro vai ser esperar até ano que vem para a próxima temporada...