Sei que faz tempo que não venho aqui. Mas eu, como grande fã de toda saga CDZ, tive que comentar o que achei dele. Sim, eu já o vi!! Hahaha!
Meu conceito é:
Desde que "Os Cavaleiros do Zodíaco: A Lenda do Santuário" foi anunciado, ouvi entre fãs do anime muitas divergências sobre esse filme. De um lado, gente achando o design das armaduras muito bom e ansioso para ver Seiya e cia. em uma animação 3D; enquanto do outro, gente reclamando que não dá para pegar os 32 episódios da saga das Doze Casas e resumir bem em 93 minutos de filme. Enfim, dentre essa "disputa" de opiniões, vou dar minha opinião sobre o filme. E juro que não vou spoilar!!
"Mas o filme só não estréia dia 11/09?" Sim, meus amigos. A estréia nacional dele será amanhã, quinta-feira. Mas graças a uma parceria entre a Diamond Films Brasil, o Cinemark e o pessoal do SAGA Entretenimento, participei de uma promoção via facebook e fui um dos 88 escolhidos para assistir uma première do filme ontem, terça-feira (09/09), no Cinemark Natal. Inclusive com direito à pipoca e refrigerante de graça e um pocket show da banda Saigo Ni, com algumas músicas que marcaram época do anime, antes da exibição do longa.
![]() |
Claro que eu estava devidamente trajado para a ocasião. (Montanaro veste: Chico Rei) |
A dublagem - sim, a sessão foi dublada - está impecável. Como era de conhecimento de todos que acompanharam cada notícia revelada sobre o filme, o elenco da dublagem brasileira foi o original que conhecemos (Hermes Barolli como Seiya, Élcio Sodré como Shiryu, Francisco Bretas como Hyoga e cia.), tanto para os bronze boys como para os cavaleiros de ouro. Vale ressaltar que muito se esperava sobre a voz de Camus de Aquário, cujo dublador "clássico" faleceu no final do ano passado. Pois bem, ela está quase idêntica. Parabéns à Fábio Lucindo, escolhido para substituir Valter Santos, pelo ótimo trabalho.
A história foi um pouco alterada em relação à original, mas nada que me fizesse dar um ponto negativo para o filme por causa disso. Também ocorreram mudanças nas batalhas em si, alterando os participantes de algumas - coisa que já havia sido divulgada a um tempinho já -, mas também não me afetou negativamente. Outro elogio que posso fazer é sobre o humor contido no filme, algo não muito visto no anime. Piadas colocadas em momentos certos, não sendo introduzidas ali forçadamente, e algumas intrínsecas, que só quem acompanhou o desenho irá entender.
Entretanto, vamos aos pontos negativos do longa; que no fim das contas, derivam apenas de um motivo: o fato da história ser contada bem rapidamente. Acho que qualquer pessoa em sã consciência esperaria alguns cortes desse filme em relação à saga clássica. De fato, a apresentação da história como um todo é bem rápida. Não daria para desenvolver bem cada personagem ali, o que de fato não ocorreu. Todos da sala de fato já conheciam as personalidades de Seiya, Shiryu, Hyoga, Shun, Ikki e Saori, então não se deram muito ao trabalho de desenvolvê-los, o que pode ser estranho para um espectador que nunca viu CDZ na vida.
Mas os pontos fracos mais notórios são mesmo quando eles começam a subida pelas 12 casas. Mesmo você abrindo a mente para ver esse filme, dá um pouco de raiva em alguns momentos pela rapidez como as coisas fluem. Tem momentos que você fica achando que faltou "um pouco mais", e confesso que faz um pouco de falta aquele "discurso dramático" meio que clássico no desfecho de cada luta e uma boa trilha sonora, o que era uma marca registrada do anime. Já outras coisas estão ali meramente por estar, podiam até serem retiradas que não fariam falta. Algumas até um tanto espalhafatosas e vergonhosas, dignas de um musical da Disney, e não de Cavaleiros do Zodíaco.
Enfim... Basicamente esses foram os motivos que me impediram de dar cinco estrelas para o filme. Mas ao me perguntarem se eu recomendo verem o filme, minha resposta é SIM. Você, que assim como eu cresceu acompanhando o anime pelos 20 anos de exibição aqui no Brasil, imitando os golpes, dizendo-os em alto e bom som e brincando com seus amigos na rua ou na escola, vá ao cinema. Mas vá ao cinema de mente aberta, pronto pra receber algumas mudanças de roteiro. E divirta-se. Se puder, leve alguém que nunca teve contato com Cavaleiros do Zodíaco (seu filho, por exemplo) para assistir contigo. Mas antes, de preferência, faça um breve resumo da obra, especialmente sobre cada cavaleiro e suas características. Acho que quem não conhece irá gostar, e quem já conhece - caso se livre de todos os preconceitos - irá gostar mais ainda, só pela nostalgia que dá.
~~~~~ UPDATE ~~~~~
Tou colocando AQUI o vídeo feito pelo Saga Entretenimento sobre a pré-estréia do filme terça-feira! Detalhe pra minha aparição, a qual a câmera até sai da velocidade acelerada e vai pra normal só pra me filmar! ehauheauheauhaeueah!
Enfim, a estréia é hoje... então vão ao cinema e aproveitem!
"Que nossos cosmos de todos se eleve ao MÁXIMO!"