Até que enfim, domingo teremos o tão aguardado segundo turno da eleição presidencial. Nesse tempo, e especialmente nesse período entre os dois turnos, muito se discutiu, debateu, fez carreata, musiquinha, vídeo etc., e enfim, escolheremos quem será o presidente do país pelos próximos 4 anos. Com certeza, essas eleições foram as eleições da informatização e rapidez da informação. No instante da notícia, várias pessoas já comentavam a respeito dela, expressando sua opinião sobre a verdade ou a inverdade do fato exposto. Passeatas, grupos de debates e afins ganharam força com o advento das redes sociais, o que por um lado é bom, pois mobiliza mais pessoas para o debate.
Por outro lado, esse período é bem oportuno para o aparecimento de "figurões", "aparícios"... gente querendo se promover. Ou pior, pregar a falta de respeito não só com o candidato adversário, mas também com aqueles que o seguem. Acabei de ver um vídeo do Cauê Moura, do Desce a Letra, no qual ele foi bem feliz em usar uma expressão: Essa foi a eleição do ódio. Comentei isso no meu post anterior e novamente falo que o que mais vejo são ataques de um lado para o outro ao invés de propostas. Debates na TV viraram algo parecido como acontecia na Roma antiga, onde gladiadores lutavam até a morte em arenas lotadas de gente sedentas por carnificina. A diferença é que agora, as armas usadas são palavras e notícias - uma fundamentadas em baboseiras, outras não -, e a luta vai até o tempo da sua resposta/réplica/tréplica acabar. Se bem que em São Paulo até que o pessoal chegou perto do que realmente eram os duelos entre gladiadores...
É muito fácil abrir a boca para acusar o candidato A ou B de corrupto. Gente que fala que "vou votar em Dilma porque Aécio é cheirador de pó" ou "vou votar em Aécio porque Dilma é uma vaca que nem sabe falar direito" só incita mais ainda esse ódio da população por um deles. Infelizmente, não sei se por causa disso ou do por causa do próprio discurso dos candidatos vistos nos programas e debates realizados, esse termina sendo o principal motivo pelo qual alguns brasileiros escolheram seus candidatos: "Voto em Fulano porque não voto em Cicrano." Não, bixo... não! Tá tudo errado, a começar pela intolerância política! Não sou obrigado a aceitar o que pessoas que pensam diferente de mim tem a dizer; mas as ouço e respeito-as. Política não deve ser encarada como "Jogos Vorazes", como uma briga ou uma discussão que, se não for controlada, pode chegar a acabar com uma amizade ou, pelo menos, mudar a visão que você tem de determinada pessoa. Devemos ser mais tolerantes, aceitar aquilo que é diferente de você com respeito. No fim das contas, tudo termina voltando à história do preconceito, que desde que o mundo é mundo é discutida.
Não vou dizer que não devemos olhar pro passado pra escolher nosso representante em Brasília, afinal - e talvez, infelizmente - a primeira impressão é a que fica. Mas alie isso ao que os candidatos prometem e analisem se é possível cumprir o que dizem. E, por favor, não diga que vai votar em Fulano porque Cicrano é corrupto. Tanto Dilma quanto Aécio são corruptos. Robinson e Henrique também. Até você que está lendo esse post e eu que estou escrevendo somos corruptos. A corrupção não é só aquela que existe na política; ela é mais que isso. É você furar uma fila, não devolver o troco que veio a mais ou não avisar que está faltando algo na sua conta, estacionar em local proibido ou que é próprio para outras pessoas com a desculpa de que "é rapidinho, venho já"... enfim, é você que tira proveito de alguma coisa em detrimento a outra pessoa/coisa. A corrupção é algo intrínseca do ser humano: ele foi, ele é ou ele ainda será corrupto um dia.
Enfim... espero que tudo ocorra bem, que amizades não se acabem por causa de política e que a partir de terça-feira falemos bem menos sobre isso. E, seu candidato ganhando ou perdendo, o que importa é que pelos próximos 4 anos teremos que aguentá-lo, quer você queira ou não. Por isso, ao invés de desacreditar no país, continue torcendo e agindo para que ele prossiga se desenvolvendo. Depois de domingo, poderemos voltar à debater questões mais importantes que envolvem escolhas e preferências, do tipo XBOX x Playstation, Marvel x DC ou Fifa x PES.
(À propósito, fico com os três primeiros de cada embate...)