Essa semana eu tava bolando um post novo pro blog, pois faz um bom tempo que não coloco nada aqui. Seria sobre os novos seriados que tou assistindo, dando minha opinião sobre eles e tal. Li algumas críticas que vem sendo feitas a alguns deles e iria criar um post sobre eles. Mas hoje, especialmente hoje, o momento pede outro foco.
O dia já começou com todos sabendo que não seria um dia típico como outros. Afinal, hoje é a Black Friday, onde sites e lojas fazem promoções de seus produtos, dando até 70% de desconto neles. Algumas promoções são meio fajutas, é claro; mas nada que um pouco de pesquisa não ajude. Enfim, o dia de hoje só tendia a trazer alegrias... mas apenas tendeu. Como todos já devem saber, Roberto Gómez Bolaños, 85 anos, o criador dos personagens Chaves, Chapolim, Chesperito, Dr. Chapatin entre outros, faleceu hoje no México, de uma parada cardíaca.
O Chaves vai encontrar no céu alguns de seus queridos companheiros da vizinhança. <3
Para sempre te amaremos <3 pic.twitter.com/DuZ9K60MrN
— Fórum Chaves (@ForumChaves) 28 novembro 2014
É impressionante como Chaves foi - e ainda é - um mito mundial. Canais de comunicações de vários países da América Latina informam com um imenso pesar o falecimento. E no Brasil, a coisa não foi diferente. Portais importantes e de renome nacional, como o Uol, Folha de São Paulo, Estadão e até o G1, da toda poderosa Rede Globo deram um grande destaque ao ocorrido, inclusive com o perfil do Facebook da emissora carioca compartilhando um post da SBT, emissora rival e "casa" do Chaves no Brasil, prestando homenagem à Bolaños, mostrando uma postura humilde e merecedora de aplausos. Além de canais de jornalismo, outros grupos de diferentes ramos, como o Esporte Interativo, Revista Superinteressante, Omelete, Jovem Nerd, Ligados em Série e vários mais anunciaram tristemente o ocorrido. Muitas - e muitas MESMO - celebridades, em mensagens no Twitter, Instagram e/ou Facebook, também prestaram sua homenagem. É impressionante como perfis de diferentes "modalidades" - humorísticas, informativas, esportivas ou pessoais - comentam a morte do eterno Chesperito, e até os que são voltados para o humor respeitam a vida e a carreira dele e se negam a fazer alguma piada.
Podem dizer que eu estou querendo aproveitar o ocorrido e tentar "alguma fama", falando de um assunto em voga do momento. Não quero fama. Não faço esse post querendo ganhar algo. Faço esse post como um eterno fã, que quer demonstrar de alguma forma sua idolatria pelo seriado. Não vou dizer que estou triste como se tivesse perdido algum parente próximo, mas realmente fiquei triste. Confesso que chorei, meio que atônito, ainda como se não tivesse caído a ficha. Infelizmente, depois de tantas vezes tentarem "matar" Roberto Gómez Bolaños, essa realmente foi verdade.
Quem me conhece sabe o quanto sou fã de Chaves. Tenho camisas de Chaves, Chapolim e Seu Madruga, pelúcias de Chaves e Chapolim, além do jogo "Chaves Kart" pro XBOX. Sem contar que vivo repetindo bordões famosos em algumas oportunidades. Sempre que posso assisto algum episódio, mesmo sabendo de cor e salteado todas as falas e ações. Um cara que, com um humor simples, sem apelar nas piadas, conseguiu divertir gente de todas as nacionalidades, idades e classes. Singelamente, conseguiu passar lições valiosas, sobre humildade, pureza, esperança, amizade e amor ao próximo, até mesmo aos seus "inimigos". Se eu pudesser mandar alguma mensagem para ele, agradeceria por todos os episódios memoráveis e por me divertir por muito tempo da minha infância/adolescência/fase adulta.
Uma das coisas que mais me emocionei sobre Chaves é esse vídeo do canal Anos Incríveis, fã declarado do seriado, visitando a casa de Roberto e mostrando que ele é como Chaves: simples, humilde e capaz de emocionar todos com um gesto muito singelo. O vídeo é um pouco longo, mas vale a pena.
Uma das coisas que mais me emocionei sobre Chaves é esse vídeo do canal Anos Incríveis, fã declarado do seriado, visitando a casa de Roberto e mostrando que ele é como Chaves: simples, humilde e capaz de emocionar todos com um gesto muito singelo. O vídeo é um pouco longo, mas vale a pena.
Vai com Deus, Bolanõs. Parabéns pela carreira brilhante e por levar alegria a muita gente conhecida. E acho que se ele tivesse que dar uma mensagem para todos seus fãs antes da sua morte, ele não daria adeus. Daria um "Boa noite, vizinhança."
"Prometemos despedirmos-nos
Sem dizer adeus jamais
Pois haveremos de nos reunirmos
Muitas, muitas vezes mais!"... http://t.co/StFVU3RJTr
— Fórum Chaves (@ForumChaves) 28 novembro 2014
UPDATE:
Tou colocando aqui o vídeo do especial que a SBT fez, de 15 minutos, em homenagem ao mestre Bolaños. Tá realmente emocionante, de tocar fundo mesmo o coração de cada um, especialmente dos fãs.