Meu conceito é:
Primeiro de tudo, esse filme não é um remake nem um reboot. A melhor definição que posso achar pra esse filme é "homenagem". Uma bela homenagem ao filme de 1993, que com certeza ainda continua no imaginário de muita gente. Foi talvez a primeira vez que o cinema tenha visto algo com tanta qualidade de imagem. Misturando cenas 3D com animatronics, muita gente se impressionou e se apavorou com dinossauros com tamanho realismo que só víamos nos livros e revistas. Chega daquele stopmotion de décadas passadas... a coisa na época tinha dado um salto gigantesco em relação à tecnologia e entretenimento.
PROMETO NÃO DAR SPOILERS DO FILME!!
Esse novo filme mostra o Parque dos Dinossauros, idealizado por John Hammond, agora inaugurado. Passeios em pequenos Tricerátopos, andar de carro ao lado de Galimimos, visitar um "parque aquático" e poder ver um Mosassauro alimentando-se de um tubarão, entre outras atrações. A treta começa por causa de um dinossauro híbrido, criado e modificado geneticamente. Ele, por ser inteligente, consegue escapar do seu padoque e começa a "aprontar altas confusões que até Deus duvida" (imagino esse filme passando na Sessão da Tarde e o narrador apresentando-o assim). Daí, entra o papel de Owen Grady (vivido pelo novo queridinho de Hollywood Chris Pratt), uma espécie de "tratador" dos dinos, e Claire Dearing (Bryce Dallas Howard), a chefe de operações do parque. Além de tentarem capturar o dino híbrido - chamado de Indominus Rex -, eles precisam resgatar os sobrinhos de Claire, Zach (Nick Robinson) e Gray (Ty Simpkins), que se perderam pelo parque.
Como eu falei, o filme faz diversas homenagens ao original, de 1993. Várias cenas inspiradas, cenários, objetos... quem viu o primeiro Jurassic Park e adorou vai sentir-se nostalgiado com o tanto de links entre os dois filmes. Poderia até citar quais são, mas prometi não soltar spoilers aqui. A única coisa que sugiro é que VÃO ASSISTIR ESSE FILME. A história é boa, linear, sem muita enrolação e as atuações são muito boas. Sem contar que o final é APOTEÓTICO!!
"Aquela hora que aparece o Thor batendo num Pterodáctilo..."
Não sei se é pela empolgação aparente que estou com esse filme, mas confesso que acho que ele até ultrapassa Vingadores: A Era de Ultron como o melhor filme que vi esse ano - tudo bem que não vi Mad Max, mas whatever... Inclusive, Jurassic World bateu a bilheteria de estréia de Vingadores e ganhou até uma homenagem de Kevin Feige, o produtor cinematográfico da Marvel Studios e a mente pensante por trás de toda cronologia dos filmes da MCU (Marvel Cinematic Universe, ou o Universo Cinematográfico da Marvel). Pra ganharem do filme que muitos diziam ser o mais esperado de 2015, é porque o filme é realmente bom. Muito mesmo!
"Não é só você que pode ter uma montaria
como o Groot, Rocket!!" (QUILL, Peter)
Enfim, suba no seu Velociraptor criado em cativeiro e corra pro cinema mais próximo! Valeu!