Faz tempo que não venho aqui, mas tem um motivo: mestrado. Ou melhor, nem Mestrado ainda é.
Tou fazendo um curso de verão na UFRN, de 4 semanas. As primeiras duas semanas foram Estatística e Probabilidade, as duas próximas serão de Análise. Nunca penei tanto pra aprender algo... O pior foi que nem aprendi. =/
A primeira semana foi tranquila, coisa que você vê em ensino médio. A segunda é que foi tensa. Matéria específica de um curso de Estatística, coisa que acho que é vista em um semestre, mas foi dada em uma semana. Vinte folhas - isso mesmo, frente e verso - de caderno copiadas. Horrível pra quem tá vendo aquilo pela primeira vez, pior ainda pra quem trabalha, e não tem como ir a tarde para tirar dúvidas com os monitores, assim como eu.
Sei que levei essas duas semanas a duras penas, desanimei em alguns momentos. Principalmente depois da prova ontem. "Ah, mas é só uma prova...", podem dizer; mas é uma prova que seleciona para o mestrado, tenho que ir muito bem na outra para recuperar. Já estou um tanto velho para entrar em um mestrado. Querendo ou não, a velha história de "perdi cinco anos fazendo um curso que não gosto" volta à tona. Vejo alguns amigos e amigas da minha idade já no doutorado ou terminando-o, e penso que eu podia estar na mesma situação já. Foda isso...
Mas enfim... deixemos pra lá. Não dá pra chorar pelo leite derramado, nem pelo tempo perdido. O importante é pensar pra frente, e pensar nas coisas que ganhei e que tenho hoje, por ter "errado". Namorada linda e amável, amigos queridos, oportunidades de emprego que surgiram... enfim. Há males que vem para o bem.
Hoje começou uma nova fase da minha vida. Comecei o curso de verão para seleção do Mestrado em Matemática e Estatística. Durante 4 semanas, aulas das 8h às 11h, com grupos de estudo durante as tardes. Depois de duas graduações, tá na hora de dar um passo maior na minha vida. Apesar de não ser beeeeeeeeeeem a área que eu quero - afinal, fui monitor de Cálculo I por dois anos -, é uma área em contínuo crescimento, e que todo mundo vai precisar um dia.
Hoje, o professor que está lecionando a parte de Probabilidade, disse que falta candidatos a professor no curso de Estatística de lá. Daí eu fico pensando na educação brasileira, que faltam professores não só no ensino superior, mas principalmente no ensino básico. Quando digo "faltam professores", não falo só da ausência física. E sim, de professores que não tão nem aí pro aprendizado dos alunos. Na boa, se uma turma tem mais da metade dos alunos reprovados, o problema pode até ser da disciplina, mas no meu ver, o professor colabora com tal fracasso.
Graças a Deus, nunca fui reprovado em nenhuma disciplina dos meus dois cursos de graduação, Ciências Contábeis e Matemática (por sinal, nunca fiquei em quarta prova em Matemática e, de acordo com fontes, tenho 90% de chances de ser laureado - lembrando do cagaço da postagem passada??). Fiz meu papel pra, futuramente, ser um bom professor para meus alunos. Por isso, decidi dar esse passo para o mestrado, o qual me inscrevi para esse curso de verão através da entrega de alguns documentos e de duas cartas de apresentação.
FALAAAAAAAAAANDO EM CARTAS, ontem, pela primeira vez, joguei o Yu-Gi-Oh Trading Card Game. Você pode até não ter conhecer o jogo, mas deve ter visto ou ouvido falar do anime:
Consiste em vencer o seu oponente combinando cartas de monstros, magia e armadilhas. É bem nerd, eu sei! Mas como eu disse antes, eu sou nerd! Fazer o que?? O segredo não é fazer um deck no bambo, e sim um deck onde a cada carta, já a imagine-a sendo combinada com outra, aumentando assim seu poder de ataque e/ou defesa ou alguma habilidade do seu monstro. Acho que foi isso que me fez ganhar meu primeiro jogo, na minha primeira partida! Tudo bem que perdi a segunda... mas quem liga pra segunda? \o/
Mago Negro... Rei Caveira... *.*
Enfim, é isso!! Dormir que amanhã tem aula (é o jeito...)
Sabe quando você tá tranquilo pra algo, e de repente, te dá um CAGAÇO DA PORRA? Não, não é aqueeele cagaço, e sim "cagaço" de nervoso mesmo, de ficar meio numa mistura de tenso com ansioso pra algo. Pois bem, fiquei assim ontem, ao saber de algumas coisas que foram ditas na reunião dos formandos ontem, a qual não fui por mero relaxamento. Primeiro é algo que eu até imaginava ser, mas não pensei que seria de fato: orador da turma. Disse que poderia ser o orador, na condição de um amigo meu - já formado em letras - escrevesse o discurso.
A outra é ser laureado, coisa que no curso de Matemática, nunca imaginei ser. Tem muita gente ali muito inteligente, que foi pra Portugal e tudo por ter o maior IRA do centro o qual estudo, já eu sou um mero estudante da Licenciatura. Não tou me pondo pra baixo, sei que tenho minhas qualidades e amo o meu curso, me esforçando um bocado em algumas matérias. Hoje eu lembro meus amigos, na época que eu fazia o pré, me chamando de "teimoso" por fazer Contábeis ao invés de Matemática, hehehe. Mas foi uma época boa, que me abriu boas oportunidades e me fez conhecer muita gente legal - apesar de achar que hoje já poderia estar numa condição financeira e de trabalho melhor se eu tivesse os ouvido.
Se eu tivesse feito direto Matemática logo, talvez estaria sendo professor daqui da UFRN hoje, e não trabalhando aqui no CB. Não que eu ache ruim, é bom o trabalho aqui. Mas tem dias - principalmente nesse início de ano - que é bem monótono aqui, pois os departamentos tão fechados. Mesmo assim, cumpro minhas 8h diárias. O jeito é vadiar no facebook, escrever neste humilde blog que vos leem e ler O Pistoleiro, emprestado por um amigo. Por sinal, ler mais é uma das minhas metas para 2013. Tenho ENORME preguiça de ler as coisas, até coisas nerds, que eu acho legal, como O Senhor dos Anéis e O Guia do Mochileiro das Galáxias, que comprei os cinco faz um bom tempo, mas não passei do terceiro ainda. Pode ser preguiça? Até pode... mas nunca gostei de ler. Vivo falando que prefiro números a palavras, e é verdade! Vai ver, até por isso que eu sempre esquecia de atualizar esse blog. Mas como em 2013 prometi mudar isso, vamos ver no que vai dar. Até agora, tou cumprindo a meta...
Falando nesse meu amigo, ele fez uma crítica a Saint Seiya Ômega, o único anime que tou acompanhando até o momento (vale lembrar que tenho mais 3 no notebook que nem comecei a ver). Alguns pontos que ele colocou eu até concordo: aquela história dos elementos ficou muito tosca, tanto que acho que foi por isso que praticamente esqueceram dela nessa "segunda fase" da saga. Mas falar das gemas que guardam as armaduras eu achei demais. Tudo tá diminuindo hoje: celulares, computadores, pen drives... por que não uma caixa de armadura? Sem contar que ele disse que:
"[...] no CDZ original os cavaleiros só conseguiam
carregar
a armadura se liberassem o cosmo, poderia ser a pessoa mais
forte do
mundo que não conseguia levantar a caixa da
armadura se não liberasse o cosmo,
o que leva a mensagem do
treinamento contínuo dos cavaleiros, sem contar que é
um elemento limitador bem interessante para se jogar RPG."
Em relação ao cavaleiro-ninja Haruto, eu acho irrelevante. Se a primeira saga teve cavaleiros de aço, que as armaduras foram construídas e eles não tinham cosmo nenhum, o que um cavaleiro ninja pode influenciar??
Eu continuarei vendo SSO até o final, principalmente agora que melhorou - as batalhas tão se tornando mais fodas, como a de Ryuho contra Paradox na casa de Gêmeos e a de Genbu contra Tokisada na casa de Libra (os dois são cavaleiros de ouro). Claro que nunca será melhor que a saga clássica, mas é uma boa diversão.
Enfim... é isso!! Desligando o modo nerd!! Hahaha!
Bem, a novidade que eu disse que vinha por aí finalmente "nasceu": Cinestéricos! Um blog sobre um grupo de cinema, o qual comecei a participar ano passado, juntamente com Izonack, Brunno, Pedro e, mais tarde, Heloísa.
Funciona da seguinte forma: escolhemos um tema e três filmes relacionados a esse tema. Daí assistimos os filmes - o grupo junto ou não, depende da disponibilidade de cada um durante o mês -, e sempre a cada último domingo do mês, nos reunimos e debatemos sobre o que achamos dos filmes: enredo, atores, direção, fotografia, trilha sonora e outras curiosidades da produção. Além disso, damos notas a cada um e escolhemos o tema e os filmes do mês seguinte.
A ideia do blog é postarmos mensalmente um podcast das nossas reuniões - sim, todas as reuniões são gravadas e tem ata, a coisa é séria -, além de postarmos notícias sobre filmes, curiosidades e até alguns mini-jogos. Ele tá meio "cru" ainda, sem uma arte legal e tudo mais. Mas prometo que eu e meus colegas de clube iremos disponibilizar algum tempo para darmos uma melhorada no visual dele.
Tá... é algo nerd - na verdade, BEM NERD -, eu sei... mas eu sou nerd, fazer o que?
Tá aqui uma foto do grupo, da reunião feita extraordinariamente ontem (já que em dezembro, é meio difícil reunir a galera):
Nesse tempo todo que estive fora das postagens aqui, conheci e passei a acompanhar alguns vlogs, esperando ansiosamente uma nova postagem dos mesmos. Decidir então citar alguns, quais me tornei fã assíduo:
Lembra aquele desenho que fez parte da sua infância? Ou aquele programa que passava todo dia, na mesma hora, e você sempre assistia? Pois bem, esse canal vai fazer com que você - como seu próprio nome sugere - passe por um momento nostálgico, relembrando desenhos, animes, seriados e até jogos que fizeram - ou ainda fazem - parte da sua infância/adolescência, apresentando personagens, dubladores, enredo, "resumo" das temporadas, o que os atores fazem hoje em dia, entre outras curiosidades. Apresentado por Felipe Castanhari e produzido pelo mesmo e por Fábio Pereira, já me peguei muito dizendo: "Cara***, eu lembro diiiisso..." vendo algumas das suas postagens.
Vou colocar um dos meus favoritos aqui, que foi o do Cavaleiros Do Zodíaco:
Criado, produzido e apresentado por Pablo Peixoto, como o próprio mesmo fala, é um vlog criado para a "sociedade de consumo nerd" - que, mais tarde, passou a chamar "sociedade de consumo pop" -, que apresenta quatro coisas sobre um determinado tema: uma coisa boa, uma coisa ruim, uma coisa nova e uma coisa velha. Os temas são os mais variados: desde União Soviética, Reality Shows e É o Tchan - acreditem, É o Tchan - até Vingadores, Videogames e De Volta Para o Futuro. Filmes, desenhos, personalidades, estilos... tudo pode virar um tema deste vlog, que na minha opinião, só tem uma coisa ruim: dá vontade de comprar a maioria das coisas que ele mostra em cada vídeo! Hehehe
Vou postar o sobre James Bond como exemplo, pois aparece um comentário meu no finalzinho do vídeo: (exatamente com 11min50s):
Se você andou totalmente desligado de tudo que envolve a internet nos últimos 10 meses, vai pensar que tou colocando pornografia aqui. É... não deixa muito de ser putaria, sabe? Mas o foco aqui não é a pornografia em si, mas sim as histórias bizarras, os erros de português, as interjeições e clichês usados... A ideia aqui não é ficar excitado, e sim extasiado de tanto rir. Marcelinho é um "menino maroto" que lê contos eróticos no computador dos outros, quando os donos - no caso, apenas um: Erik - saem e o deixam ligado.
A febre é tanta que já existem produtos - tipo bonecos, chaveiros e camisas - desse boneco. Mas se você ainda acha ele menos conhecido que outros Marcelinhos - tipo o Paraíba ou o Carioca -, testa procurar por "Marcelinho" no Goggle pra você ver...
Vou postar esse vídeo dele, mas só veja caso esteja preparado psicologicamente para não ter um baque em sua infância:
Talvez você o conheça de outros carnavais: ele era do elenco do finado Hermes & Renato, da MTV. Pois bem, Hermes & Renato foi pra Record, virou Banana Mecânica e Gil Brother - também conhecido como "Away" - ganhou um canal no Youtube pra ele. Para que esse canal? Para ele ser ele mesmo, ouras! Xingar quem quiser, dar receitas engraçadas, falar palavrão... enfim, chutar o pau a barraca. O canal possui algumas "subsessões", digamos, como o "Away Nilzer" - minha preferida -, o "Quem Tem C# Tem Medo" e o "Na Cama Com Away".
Colocarei o do Natal, que eu simplesmente RACHEI de rir. E se não gostou, uso as palavras do próprio Gil Brother: "Bota uma dentadura no cu e ri pra caralho"!
Bem, resolvi postar algo aqui rapidinho, pois tou com um projeto com uns amigos aí, o que vai me levar a fazer bem mais postagens futuramente. Não aqui, mas em outro blog que criaremos!
Mas enfim, as novidades são que agora SOU UM SERVIDOR PÚBLICO FEDERAL! Rééééééé!
Lembram que no último post, eu tinha comentado que tinha sido aprovado no concurso da UFRN? Pois bem, fui nomeado em outubro e tomei posse dia 5 de novembro, no almoxarifado do centro de biociências da UFRN!! Trabalho supertranquilo, tou bem adaptado lá, e pelo que as coisas indicam, posso me tornar chefe do setor daqui a uns 3 anos, talvez.
Outra mudança de lá pra cá: TOU FORMADO!!
Tudo bem que a colação só é dia 05/03 desse ano. Mas é lindo demais ver meu SIGAA com 100% integralizado!!
Olha só que coisa MARLINDA!!
Enfim, é isso! Espero que o projeto vá pra frente. Se realmente for, vai ser muito da hora!!