Sábado, dia 05 de outubro. O dia que eu vi um dos melhores jogos de futebol na vida: ABC x Palmeiras. Duas viradas, emoção, pressão do time verde e uma torcida como nunca vi nos meus tempos de Frasqueirão. Gritando a plenos pulmões, empurrando o time mesmo quando perdíamos por 2x1, dando ao time uma garra impressionante. Mesmo se perdesse, o ABC sairia de cabeça erguida do campo. Até hoje estou rouco por causa desse jogo.
![]() |
Dá pra me ver ali?? |
Mas o jogo ficou em segundo plano pra muita gente por causa do que ocorreu antes dele começar. Pois bem, vamos lá. Vou dar minha humildíssima opinião:
1º) O que aconteceu no Frasqueirão pode ter sido erro da diretoria? Sim! Mas vamos aos fatos: A diretoria talvez não tenha calculado bem a quantidade de ingressos a serem vendidos, uma vez que o sócio-torcedor - assim como eu - não compra ingresso na bilheteria; mas acho - novamente, minha humilde opinião - que foi de alguns torcedores. O jogo é às 16h20, e boa parte dos torcedores querem entrar de uma vez, faltando de 10 a 5 minutos pro início do jogo. Se você sabe que o estádio vai lotar, vai dar um público muito alto... custa chegar um pouco antes? Custa deixar pra tomar sua "cachacinha" no fim do jogo, seja pra comemorar a vitória ou afogar as mágoas da derrota? É física, meu caro, princípio da vazão: se uma quantidade "x" de pessoas entra tranquilamente por uma entrada, uma quantidade "2x" já não terá a mesma facilidade, no mesmo período de tempo. O que dirá "3x", "4x"...
2º) Esse jogo me lembrou muito ABC x Águia de Marabá, quartas-de-final da série C de 2010. O jogo às 9h da manhã, o estádio estava lotado e não lembro de tumulto NENHUM, jogo aquele de mesmo ou talvez maior importância do que o de sábado passado. Mas com uma singela diferença: me desculpe se algum torcedor do Águia ler isso, mas tal time não tem torcida aqui, como também não teve torcida no Frasqueirão nesse dia. Todos os torcedores entraram distribuídos pelos 3 portões do estádio. Se você olhar os gols do jogo, todos os gols do ABC foram do lado que teoricamente fica a torcida visitante, e é claramente visível torcedores ABCdistas enchendo aquele módulo.
Já sábado passado, não ocorreu isso. Palmeiras é um time de expressão nacional, tem torcida em qualquer cidade do país. Claro que os torcedores alviverdes de Natal iriam querer ver o seu time jogar aqui. E muitos foram - inclusive, fui com dois deles para o jogo. A torcida palmeirense lotou o módulo 3, e a entrada deles ficou restrita ao portão A. Durante o tumulto na entrada do portão C, dava-se para notar CLARAMENTE um espaço vazio ao lado do portão A, no módulo 1. Ou seja, capacidade TINHA SIM! O que houve foi falta de organização para acomodar tais pessoas ali. Boa parte da demora do jogo também foi culpa de alguns torcedores que pularam a grade. Não pelo fato de pularem a grade em si, mas vi uns 3 ou 4 andando por dentro do gramado, fazendo pose pra torcida e tirando foto de dentro do campo ao invés de sair logo para poder dar início a partida. Aí é foda também, né?
3º) O que mais vejo desde sábado é americano se aproveitando do ocorrido pra falar do ABC. O ABC vai ser punido sim, não tenho dúvida disso. Mas vamos aos fatos.
REGULAMENTO ESPECÍFICO DO CAMPEONATO BRASILEIRO DA SÉRIE B DE 2013:
CAPÍTULO VI
Das Disposições Finais
Art. 17 - As partidas do Campeonato somente poderão ser jogadas em estádios cuja
capacidade mínima de público seja de 10 mil espectadores sentados.
Parágrafo único - No caso do estádio normalmente utilizado por um dos
clubes não atender ao previsto neste artigo, este clube deverá indicar outro estádio que
atenda ao estabelecido para a realização de suas partidas.
Quem quiser ver na íntegra, é só clicar aqui.
Ou seja: Como a capacidade do Nazarenão é de apenas 7 mil pagantes, o América deveria ser punido ou então procurar um outro estádio para mandar seus jogos. Quando o ABC foi punido no fim da série B do ano passado, teve que jogar em João Pessoa a primeira partida da Segundona desse ano, pois nenhum estádio daqui tem essa capacidade, fora o Frasqueirão.
Ninguém também lembra que quando o ABC foi jogar lá pelo estadual, colocaram a torcida alvinegra numas arquibancadas móveis mequetrefes, que cederam, ferindo parte do público que tava ali. Alguém colocou fotos do tipo "E se fosse seu filho? E se fosse sua esposa?" com as fotos da torcida machucada? Que eu lembre, não...
E, pra finalizar, ninguém fala também de outros acontecimentos. Ninguém cita que o Atletiba desse fim de semana teve confusão generalizada na torcida. Alguém tá falando disso? Não, pois é entre dois times do Paraná, onde tem-se alguma visibilidade . Mas como o que ocorreu aqui tinha um time de São Paulo na história - mesmo sem ele ter sofrido com o ocorrido, sendo apenas mero "espectador" -, a mídia cai de pau em cima. É fato, gente.
Não sou o dono da verdade. Como eu disse, isso foi minha humilde opinião. Houveram problemas, mas o que importa é que todos estão sãos e salvos, ninguém ficou ferido.
Um comentário:
Alberto Cesar do Nascimento.
A diretoria do ABC de forma irresponsável colocou 20 mil , onde cabiam somente 15 mil. Maquiaram os números em nome da ganância e com medo de represálias. Torcedor tratado como gado e ninguém vai fazer nada ?
Postar um comentário