Quando eu escrevi meu post sobre preconceito, minha ideia inicial era escrever sobre esse problema especificamente no âmbito do futebol, visto as decorrentes ofensas feitas por torcedores a jogadores como Tinga, Dida (goleiro do América-RN), um juiz no RS, entre outros. De lá para cá, alguns outros casos apareceram, como o de Reinaldo, ex-jogador do Flamengo e do São Paulo, agora no Luverdense-MT.
Mas nenhum que chamasse tanta atenção como o de ontem, de Daniel Alves.
Pra quem estava fora do planeta nas últimas 12h, por aí não entendeu o que aconteceu, no jogo Villarreal x Barcelona, pelo campeonato espanhol, a torcida do time da casa jogou uma banana para Daniel Alves, obviamente insinuando que ele seria um "macaco", quando o jogo estava 2x1. Para a surpresa geral, ele simplesmente pegou a banana do chão e a comeu. O fato irônico é que depois disso ocorrer, o Barcelona virou o jogo, ganhando assim por 3x2. Alguns dizem que foi a banana que deu-lhe forças para ajudar o clube catalão a virar o jogo.
Mas o resultado, a vitória maior, foi que finalmente, alguém fez o que não só eu, como também outras pessoas sugeriram: ignorar o fato e tratá-lo com desprezo. Racistas querem ibope, apenas isso, e quanto mais levantarmos a bola do racismo, mais em pauta esse problema será inserido na nossa sociedade. Ignorantes devem ser ignorados para caírem no esquecimento.
Temos que ser superiores à isso, não nos importarmos com as ofensas e seguir nossa vida como se nada tivesse acontecido. É que nem quando éramos crianças, que nos chamávamos por algum apelido. O apelido só "pega" de fato se você se importar, caso contrário, ele é deixado pra lá ou só é usado por uns dois ou três imbecis. Enquanto as vítimas de preconceito se sentirem inferiores com gestos racistas, gestos como esse e tantos outros que presenciamos sempre existirão, infelizmente repetidos por bem mais de dois ou três imbecis. Sejamos superiores às barreiras e percalços que a vida nos dá.
Parabéns, Dani Alves. Seu gesto foi perfeito. Só falta aprender a jogar melhor.
Um comentário:
Ta mas do que certo meu amigo...#VivaODonkKong
Postar um comentário