Tava pensando em novas ideias para o blog, daí pensei em tecer comentários sobre os filmes que assisti ultimamente, coisa que fazia em um antigo grupo o qual eu participava. Porém, não apenas com filmes, pretendo fazer com séries também, outra das minhas paixões. Então, vamos lá!
Pra começar, vou falar de uma série que, sinceramente, não me empolgou tanto no começo; mas quando comecei a reparar melhor nela, virei fã de fato:
![]() |
Ah... desculpem o logo tosco... foi o que consegui inventar! =P |
Meu conceito é:
Community conta a história do advogado Jeff Winger (vivido pelo ótimo Joel McHale, do The Soup), que teve seu diploma invalidado pela Ordem dos Advogados, e por isso teve que voltar para uma universidade comunitária, (tipo uma universidade para losers nos EUA) para tentar reavê-lo. Escolheu Greendale, e lá entrou num grupo de estudo de espanhol, com o único propósito de pegar Britta (Gillian Jacobs). Além dela, faziam parte do grupo Abed (Danny Pudi), Annie (Alison Brie), Shirley (Yvette Nicole Brown), Troy (Donald Glover) e Pierce (Chevy Chase - sim, AQUELE Chevy Chase que todo ano tinha férias frustradas...). Após algum tempo, o foco sobre a vontade de Jeff de ficar com Britta foi posto de lado, passando assim a outras tramas poderem ser desenvolvidas durante a história. Além dos 7 estudantes, temos também o ótimo reitor Pelton (interpretado por Jim Rash) e Chang (Ken Jeong).
Mas não pensem que Community, por se passar em uma universidade, é uma série dessas que são focadas em relacionamentos, decepções, intrigas ou outras coisas dessas séries, digamos, mais voltadas para o público adolescente. Ela tem algo que poucas séries tem hoje em dia, e foi isso que me fez virar fã dela: referências da cultura pop/nerd atual.
Pra se ter uma ideia, no primeiro episódio, Abed faz uma citação de Clube dos Cinco, um dos filmes ícones da geração oitentista:
Durante a série, outros ícones da cultura pop/nerd foram homenageados pela série, com episódios temáticos, modificando até a sua abertura, adaptando-a de acordo com o/a homenageado/a. Exemplos:
Star Wars
Law & Order
Dungeons & Dragons
Faroeste
Entre outros episódios temáticos, como Jogos Vorazes, Resident Evil, Glee, Muppets, Videogames de 8 bits, Beetlejuice (que é muito sutil, dura quase três temporadas e você tem que estar bem atento para perceber, mas é a mais bem bolada de todas) entre outras. Isso rende alguns episódios bem épicos para a série, que você pode conferir alguns deles nessa lista aqui!
Infelizmente, a série teve vários problemas durante sua vida. Primeiro a NBC decidiu retirar o criador-produtor Dan Harmon, a mente brilhante por trás de Community, da produção após o fim da terceira temporada, e em seguida foi Chevy Chase que abandonou a barca durante a quarta temporada pro problemas salariais. Para a quinta, Dan Harmon voltou, entretanto Donald Glover decidiu abandoná-la para se dedicar ao seu projeto de cantor. Pra completar a crise e a burrada da NBC de vez, foi anunciado nesse mês que o seriado teria sido cancelado, mas que pelo menos a Sony estaria procurando um "novo lar" para ela. Quem sabe a Netflix, que já reviveu Arrested Development - uma das boas séries de comédia que eu já vi - não "adota" Jeff, Annie, Britta e cia. para a #sixseasonsandamovie, citada por Abed como mais uma referência, não sai?
Enfim, apesar da baixa audiência, Community é a série mais nerd que eu conheço. E me desculpem os fãs de The Big Bang Theory, mas SIM, Community é mais nerd que TBBT, e inclusive tem um elenco bem melhor e mais diversificado, na minha opinião. Apesar da série de Chuck Lorre ter uma maior audiência visibilidade na mídia, ela explora um já caricato e antigo esteriótipo nerd, escrachando-o para o público; não é apenas mostrarem fãs de Star Trek ou PhD's em Física que falam sobre seu trabalho que é o suficiente para considerar uma série como sendo nerd. São nerds vivendo num ambiente normal, convivendo com coisas cotidianas, mostrando mais ou menos a sua forma de enfrentar as coisas. Já em Community, são pessoas comuns - um ex-advogado, uma religiosa, uma ex-viciada que sofria nos tempos de escola, um popular ex-atleta de escola, uma militante política (ou quase isso), um estudante muçulmano e um velho magnata - vivendo em um ambiente que a cada episódio, dá ao espectador uma referência de algo nerd. Não é preciso estampar a expressão "REFERÊNCIA NERD" a cada cena, explicando-a detalhadamente como a turma de Sheldon faz; ela instiga o espectador para que vá atrás daquela referência. Big Bang mostra nerdices, Community RESPIRA nerdices. Quer exemplo melhor do que os episódios sobre Dungeons & Dragons? Em TBBT, um dos episódios mostra os personagens jogando D&D. Já em Community, o episódio É o jogo: a abertura, as tomadas de câmera, a trilha sonora... tudo muito bem casado, num dos melhores episódios da série.
Talvez seja por isso que Community teve uma audiência baixa: não é uma série para "qualquer um". Além de não ter aquelas "risadas enlatadas" que algumas sitcoms tem, quem tá passando de canal em canal, para em Community e começa a assisti-la, pode achar um tanto sem graça os episódios, justamente por não entender muito do que é mostrado ali. Ela compromete sua audiência por causa dessas referências intrínsecas, não durante os pouco mais de 20 minutos que é exibida, explicando assim seu cancelamento. Mas quem gosta da série apenas não "gosta", é quase um culto à cada episódio, admirando cada referência que faz. Torço muito pra que Community volte a ser produzida, seja lá onde for. E quem sabe o filme também, para coroar como uma ótima série. Ora, se Sex And The City conseguiu... por que não Community?
Parece que as preces dos fãs foram ouvidas: o Hulu (provedor de conteúdo online, estilo Netflix) está negociando com a Sony para produzir a tão aguardada sexta temporada de Community!! De acordo com a matéria, a Sony está de acordo, só esperando carta branca de Dan Harmon para tal!! Agora é só esperar e torcer!!
UPDATE DE ÚLTIMA HORA - 29/05/2014!!
Parece que as preces dos fãs foram ouvidas: o Hulu (provedor de conteúdo online, estilo Netflix) está negociando com a Sony para produzir a tão aguardada sexta temporada de Community!! De acordo com a matéria, a Sony está de acordo, só esperando carta branca de Dan Harmon para tal!! Agora é só esperar e torcer!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário